terça-feira, 30 de agosto de 2011

EQUIPE MARINS


  
 A inspiração da nossa equipe , desde o principio foi, :
1. QUANTO 'A SUA META:
    A) MISSIONÁRIA, ITINERANTE E PLURALISTA
Significando: compartilhar a reflexão e as experiências mais significativas do campo pastoral, teológico, bíblico coerentes com o traçado pelo Vaticano II e Medellín; com as assessorias ‘as diferentes Igrejas, seus  agentes pastorais e de modo particular  as suas bases laicais.
    B) Concentrando-nos na REFLEXÃO teológica e pastoral dos processos em desenvolvimento nas diferentes Igrejas, complementando com o trabalho de  reflexão de companheiros (as) que também ,desde sua especialização ,tomavam como referencia o caminhar eclesial particularmente Latino América e Caribenho especialmente. Provocando  AVALIAÇÕES dos mesmos e desafiando a criatividade local. FAZENDO PUBLICAÇÕES E PROPOSTAS o que significa um ritmo de constante estudo e atualização por parte dos membros da equipe. 
   C) Não esperando pelas pessoas, mas indo onde nos convidam, para acompanhá-las na sua realidade e caminhada histórica.
   D) Este estilo e ritmo de trabalho ,tem como pressuposto um grande amor a Igreja  cujo quadro de referencia tem suas raízes  eixos acima indicadas.Supõe capacidade de trabalhar com outros (as) sem competitividade . Um grande amor ‘a causa dos pobres e comprometimento com ela na nossa cotidianidade, buscando ter uma vida simples , assumindo a austeridade que a itinerância supõe.
  D) Não tendo uma  INFRA ETRUTURA FIXA PERMANENTE –USANDO A ACOLHIDA DAS IGREJAS E AMIGOS (AS) LAICOS EOU RELIGIOSOS PA E NOSSAS FAMÍLIAS
       
2. QUANTO 'A CONFIGURAÇÃO OU ESTRUTURAS DA EQUIPE
    - multinacional, com membros de varias partes da Igreja, dominando pelo menos duas linguas ou melhor tres (espanhol, portugues, ingles); diversificada no gênero, idade, função eclesial - presbítero, religiosa, leigo(a). Supõe estar atuando pastoralmente  o ter um mínimo de engajamento pastoral.
    - Cada um permanecendo na equipe pelo tempo que os superiores permitam e ele ou ela desejem e a equipe considera válido. Evitamos aceitar pessoas que venham somente por alguns dias, um mes etc. Para poder entender e integra-se no trabsalho  e poder dar su aporte sem sentir-se inferior aos mais antigos ,supões certa permanência,
  - colocando em comum os gastos e ganhos
   - animando-nos por uma espiritualidade comunitaria eclesial-bíblica-missionária
 - Com um MÍNIMO DE ESTRUTURAS E MÁXIMO DE MÍSTICA (sem um centro próprio e estrutura de um staff administrativo). Vivendo do que as Igrejas nos davam para pagar a viagem e do nosso trabalho como publicação de livros, etc
    -

         OBSERVAÇÃO: Não sempre foi possivel preencher simultâneamente todas essas perspectivas, mas a maioria delas, sim.
                                 A MADUREZ NESTAS METAS FOMOS GANHANDO A MEDIDA EM   O TEMPO PASSAVA NOS TORNAVAMOS CAPAZES DE APRENDER MELHOR COM AS IGREJAS , COMPANHEIROS DE EQUIPE E AS PESSOAS AS QUAIS SERVÍAMOS NOS ENCONTROS E CURSOS.
Teo e Marins

    -


Nenhum comentário:

Postar um comentário