Festa de Cristo Rei.2011, 20 Novembro.
Mensagem central das leituras e do Evangelho de hoje: - Deus e a humanidade estão para sempre unidos, não paralelos. Uma comunhão tão íntima que somente Deus mesmo a pouco pensar e realizar. Impossível falar de Deus, sem incluir aos seus filhos e filhas. Cada vez que os mencionamos ou com eles nos relacionamos, envolvemos ao próprio Deus (Evangelho de hoje, Mt 25,,39...)
- Ninguém é uma ilha. Não existe pessoa humana desinteressante. O que pode acontecer é que são desconhecidas. Como Deus é comunhão, todo ser humano é “comunidade”. A cultura grega já o anunciava: “um ser político=social”. Essa é sua “marca de fábrica”, é seu destino irrenunciável e o segredo de sua felicidade, porque se trata de comunhão com tudo e todos que existem e comunhão “fontal”, quer dizer com a fonte universal y plena, Deus.
- O ser humano é histórico. Não existe num espaço extra-terrestre, atemporal, fossilizado ou congelado. Está se desenvolvendo a cada momento, desde ser semente (embrião), até à fecundidade dos frutos com novas sementes de vida.
- No seu desenvolver-se, encontra-se ou se desencontra com os demais, com toda a criação. Por isso os acontecimentos contemporâneos são, como o alimento material, ingredientes vitais. É preciso ler as noticias e a Bíblia.
Como o Vaticano II proclamava Gaudium et Spes n.1): as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angustias dos contemporâneos não nos são indiferentes.
# Que noticias recebemos nesta semana, pela TV, pelo celular, pelos conhecidos ou contemporâneos?
DIANTE DO QUE NOS CHOCA E ANGUSTIA, procuramos quem nos salvará.
- Por que Deus não intervém?
De fato Deus não vai intervir. “Sem Deus não podemos. Sem nos Deus não vai agir”. Não é paternalista nem ditador. Ou conosco, ou não se fará.
Então a polícia, o governo, as religiões, as escolas, os sindicatos...
- Sim, todos e nós também.
Nelson Mandela (mais de 20 anos na cárcere, prisioneiro político): “Ninguém nasce bandido, odiando aos outros por sua origem, religião ou partido. Para odiar, perseguir, torturas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinados a amar!”
Mas, ninguém fica santo ou bandido de repente... num dia. Nem sozinho.
É um processo para o bem ou para o mal. Cada novela que vemos, cada conversa que fazemos, cada visita, cada amizade, cada experiência trabalham consciente e inconscientemente para construir algo.
A PARTE DE DEUS.
Faz muitos milênios que temos até catalogadas 10 forças misteriosas, ao nosso alcance, para sanar e construir a humanidade e o mundo. Moises as teve catalogadas. Talvez, pelo modo como redigiu, ficou a impressão de que eram restrições e não dinamismo vital.
Precisamos fazer-lhes uma leitura em termos da nossa cultura:
1. FUSÃO TRANSFORMADORA. A maior energia da vida não é a eólica ou átomo, é o amor que é energia pura.
2. (Nome em vão) “Não pronunciar o nome de Deus como responsável pelo que odiamos (Terremoto, doenças, desastres, maldades). Não falar como se fôssemos os seus únicos interpretes confiáveis.
3. O dia do descanso, quando nos libertamos das tarefas e dos trabalhos, para reafirmar como queremos viver e o que é importante para nos.
4. (Pai e mãe). A quem prestamos a homenagem do nosso respeito? Que sacramentos do amor de Deus identificamos?
5. Usar a violência para deter as violências só serve para desencadear novas violências.Olho por olho... e teremos um mundo de caolhos e banguelas.
6. Não se trata de gostar de... produzindo bagaços. O amor integra e transcende o sensual, o imediato. Qualquer gota de egoísmo destrói tudo. Uma alfinetada no balão de ar, uma embolia cerebral...que pode ser fulminante. Amar não é espremer satisfações, mas fazer feliz holisticamente (tudo, não algumas sensações de estases transitórios)
7. Se faltou comida, espaço, respeito para alguém...quem o açambarcou?
8. Dar o testemunho positivo sobre os que conhecemos. Mencionar suspeitas pode ser irresponsabilidade criadora de preconceitos que durarão toda uma vida.
9. Toda traição destrói primeiro quem a faz, mesmo que seja de pensamento, porque nele se esta gerando a ação correspondente.
10. A sociedade castiga os que roubam uma lata de comida no super mercado. Não pune quem acumulou bens que jamais poderá usar ou comer, em toda sua vida.
Jesus completou a visão dos 10 dinamismos, com o horizonte das bem-aventuranças: pobres, os que choram, os perseguidos. Benditos os misericordiosos, os que não optam pela violência, os comprometidos com a justiça, os transparentes de coração, os pacificadores.
# O pai morreu num acidente. Em casa o filho, muitas vezes, folheava o album da família, pelo gosto de rever a imagem do pai e algumas das suas frases rabiscadas no reverso das fotos. Numa ocasião fixou a atenção em alguns números, que pareciam telefônicos, mas como estavam ao lado da foto de um Banco, acabou decifrando que se tratava de uma conta Bancaria. Investigou e descobriu que era a herança que o pai lhe havia deixado...
Hoje redescobrimos os números dos mandamentos e das bem-aventuranças... a herança que Deus nos deixou aos seus filhos e filhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário