segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A SENHA - Festa Cristo Rei, 1011

Segunda Homilia, domingo Cristo Rei – 20 Novembro 2011.

Na festa de Cristo Rei, o evangelho pode até nos deixar perplexos, porque o Cristo Rei revela que o pessoal muito próximo dele é gente “desqualificada”: passando fome, e noutras carências que maneira nenhuma os recomenda como pessoas dignas de um lugar de destaque na estrutura do Reino... o então, a gente fica pensando: - “Afinal de contas, que reino é esse?”
# No ônibus que viajava, duas pessoas iam conversando: - Conhece o Senador Onofre? Pois é muito amigo meu, frequentemente me convida à sua casa!...
Olha, eu também sou parente do Coronel Alfredo... fomos colegas de infância...
           E os meus colegas de viagem foram desfiando um rosário de conhecidos ilustres, amigos especiais, dignos de fotos e “fofocas” nas melhores revistas de personagens nacionais.
             
       Então, o que é mesmo que a Palavra Revelada quer sublinhar?
A mensagem é clara: Deus e a humanidade reciprocamente se atraem. Há uma vocação íntima do ser humano, a de ser íntimo de Deus. Só um ser divino poderia ter pensado e realizado essa possibilidade.
Somos criador à imagem e semelhança de Deus... não só porque somos racionais, mas particularmente porque somos comunitários como Deus.
       Duas consequências imediatas saltam evidentes:
1a) Não existe ser humano desinteressante. Os que classificamos como maus, podem ser pessoas cujo lado bom ainda não foi desenvolvido ou está entravado.
2ª)  O amor universal de Deus (e dos que são discípulos de Jesus) dá  prioridade para os que sofrem (a palavra bíblica é: Pobres, sem reduzir-se aos que sofrem severas carências econômicas. Jesus mesmo se colocou no último lugar (foi condenado à pena capital, pelos poderes religiosos e políticos do seu tempo, com a morte que, para sempre, o estigmatizava a ele e à sua família).
Por estar no derradeiro lugar da fila, pode abraçar a todos. Se estivesse só entre os poderosos e famosos, a maioria humana ficaria excluída.

A comunidade de Jesus se orienta por 10 referências radicais, que nos cabe precisar e desenvolver, na perspectiva do Reinado de Deus:
 1ª – A prioridade ao pobre, não implica exclusão dos demais.
2ª – Não é em razão dos merecimentos mas dos sofrimentos dos pobres
3ª – É para torna-los sujeitos de sua libertação da pobreza e não para mantê-los dependentes e passivos. A pobreza não foi criado, nem é querida por Deus.
4ª – Toda injustiça rompe a aliança com Deus
5ª – Antes de dar esmola se deve dar dignidade ao que sofre.
6ª – O pobre não se transforma em mascote (pet) dos  que deles se ocupam. Nem é objeto de curiosidade patológica.
7ª - Trata-se de um compromisso que irá além do assistencial, para chegar ao promocional e ao estrutural (Não basta, na perspectiva do famoso proverbio chinês, dar um peixe, mas é preciso ensinar a pescar e quem sabe organizar uma cooperativa  que lhe proporcione lugar sócio-econômico-político
8ª - A sociedade inteira, e as religiões também, ficam sob uma hipoteca social que pesa sobre os bens materiais. Ninguém é dono de nada. Somos meros administradores (O homem, em S.Paulo foi condenado a um ano de cadeia por roubar duas latinhas de alimento... ninguém ainda foi condenado por acumular comida e bens dos quais não precisa e nem poderá consumir mesmo que chegue viver até 120 anos)
9ª – O atendimento qualitativo aos que sofrem (em razão da sua idade, sexo, escassez de cultura, de capacidade, limitações de saúde, diferença de credo, etc) é questão de justiça, não só de boa vontade dos corações nobres.
10ª – A ajuda ao necessitado inclui contato direto, toque humano, relação direta e não somente por intermediários.

A FE RELIGIOSA QUE PROFESSAMOS, não se resume num sistema de pedidos e recebimentos de favores celestiais. È muito mais que isso. Incumbe-lhe a responsabilidade de:
- explicitar o sonho de uma grande família de Deus, para além das fronteiras geográficas, ideológicas e mesmo religiosas;
- propor os 10 mandamentos da Lei de Deus, não como limitações impostas por Deus ao rebelde povo hebreu desatinado no deserto, mas como balizas da grande caminha histórica de todos os seguidores do Deus vivo.
- fazer a leitura dos mencionados Mandamentos, na perspectiva das Bem-aventuranças comunicadas por Jesus (Os pobres, os que choram os perseguidos, os não violentos, os misericordiosos, os comprometidos com a justiça, os transparentes de coração, os pacificadores).

# Uma história: Quando o pai desapareceu repentinamente por um acidente automobilístico a família ficou desatinada: além da tremenda saudades, “como por em ordem as finanças, como orientar o futuro dos filhos/as menores?
-Folheando o álbum da família, no reverso de uma foto, chamou-lhes a atenção  uma série de números. – Não eram telefônicos. Então? Até se interpretou aquilo como “Senha” (Password) de um programa no computador... e então brotou na tela uma profusão de dados vitais. Era a resposta e orientação que se necessitava.

- Essa é a senha: Mt 25,31-46.
    

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