segunda-feira, 28 de novembro de 2011

sabat

   SABAT - DOMINGO - ADVENTO
O encontro Eucarístico é o “Sabat” sagrado. Originalidade do Povo de Deus. Nenhum outro povo o teve. Como no tempo de Jesus, o espaço sagrado da semana. É o tempo especial para olhar o mundo, na perspectiva da vocação da humanidade: o Reinado de Deus e por onde vai a humanidade e nós com ela.
ADVENTO
É a oportunidade da graça especial de colocar esperança no conjunto da história contemporânea e na vida de cada pessoa. Livrando-se do engodo dos comerciais, dos interesses mesquinhos, que a cada momento nos infestam e se fazem donos dos nossos sonhos e do nosso tempo e também dos nossos haveres.
VIGIAR
Alerta bíblico, que localizado dia a dia, significa escapar à vulnerabilidade do mercado, conquistando uma ética de vida (tradução bíblica: Santidade), que recupera e salva com indivíduos e sociedade.
Colocávamos símbolos religiosos no alto das montanhas (Corcovado) nos tribunais e no congresso, e nas salas públicas. Milhões de pessoas veneram imagens religiosas nas suas casas e costumam ler a Bíblia. Mas na verdade, é uma sociedade em que pessoas que foram batizadas  profanam todos os valores religiosos daqueles símbolos, profanando a pessoa humana (Roubos, violência, torturas, assassinados).
INFILTRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS (RACHADURAS NA REPRESA)
1.Vigiar os mitos dos últimos “descobrimentos salvadores”, dos milagres das conquistas instantâneas (desde as dietas para emagrecer até o crescimento cultural e o sucesso na luta contra nossas dependências maléficas)
2.Fazer exorcismo dos sucessos sem escrúpulos, que fazem subir na vida, pisando e destruindo companheiros/as de trabalho, de caminhada e renunciando à honestidade; aproveitando-se das carências humanas (necessidade de atenção, de carinho, de dinheiro). Não pactuar com o comércio sem ética, com a corrupção em qualquer de suas expressões. Vacinar-se contra a obsessão dos presentes de Natal ou de aniversario, para assegurar afeto.
3.Não pactuar com os privilegiados de riquezas, que não têm responsabilidade social. A indústria do esporte. Salários imorais de Treinadores, esportistas, que acumulam, em poucos meses, o que a maioria dos habitantes do planeta, não conseguem adquirir em toda sua vida, mesmo trabalhando com imensas dificuldades e nenhum prestígio.  Não fazer parte de torcidas alucinadas, que pela vantagem do anonimato das massas, se tornam violentas, idiotas e irresponsáveis.
4. Boicotar sociedades: política, instituição policial, deportiva, de saúde, educacional... que pactuam com gente sem idealismo ou competência... U-tube, em documentário indiscutível, mostra deputados brasileiros que assinaram uma decisão criminosa, sem ter lido antes o texto (Na cesta de natal se vai colocar uma garrafa de cachaça...); futebolistas que se recusam a descer num orfanato de crianças deficientes que sonhavam com a vida dos grandes azes.
5. Educar contra a evasão suicida e mesmo assassina, da velocidade, das drogas, do álcool, e até dos cigarros.(O maior culpado não é o traficante, é o viciado)
6. Denunciar Ciência e técnica sem humanidade, comercializadas... conhecimento sem sabedoria, vocação de serviço público transformada em exploração de quem tem urgentes necessidade do atendimento médico, técnico, profissional...
7. Amizade sem respeito e sem fidelidade. Amor reduzida à epiderme e à satisfação sexual (Porno, eros, filia, ágape)
8. Ridicularizar aos mais fracos, prevalecendo-se de suas limitações físicas, intelectuais e até morais.
9. Amanhecer sem o ontem. Anoitecer sem poder chegar ao amanhã. Ser um idiota sem historia, sem sonho, sem compromisso, em função do próprio celular, enviando mensagens sem importância, rindo sem saber de que.
PROJETO ADVENTO
1.  Que esperanças são ainda importantes na nossa sociedade?
2.  Aonde vamos? Onde aplicamos as energias e possibilidades do nosso tempo? – Nunca é demasiado cedo nem muito tarde para assumir sonhos salvadores.
3.  Sentir com o coração das vítimas, dos humilhados, indefesos, enganados, rejeitados.
4.  De que nos serve a fé? – a) reconstruir amizades e comunidades, b) encontro com o Deus vivo: na Palavra Revelada, nos momentos e espaços, símbolos e tradições sagradas; c) na gratuidade do compromisso com a causa dos mais necessitados, começando por dar-lhes dignidade.

                                         # Parábola do  Ricardo


Nenhum comentário:

Postar um comentário