terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CEBs, a dimensão missionaria

A DIMENSÃO MISSIONARIA
As CEBs, estão confirmando que a dimensão missionária é constitutiva da Igreja. Isso leva a fazer várias perguntas sobre o modelo eclesial dominante:
- A comunidade católica atual é capaz de ser missionaria, uma vez que privilegiam um modelo histórico que não se revela missionário?
- Como um clero treinado para ser administrador e distribuidor de sacramentos, aparecendo como orientadores de pequenos professores de catequese, se tornaria missionário, de um momento para outro? Todas as estruturas paroquiais são orientadas ao atendimento do mundo devocional dos fieis, à prática religiosa e não à criatividade e itinerância missionária?
- Como os batizados, educados para ser dependentes da hierarquia e fieis às diversas práticas religiosas em torno aos 7 sacramentos, vão arriscar-se num projeto e dinamismo que não fez parte da sua experiência cristã? Como vão sair ensinando algo que nunca viveram?
As pessoas que frequentam as paroquias são as que menos desejam ser missionarias. Continuarão com as mesmas atividades de sempre, dando-lhes agora o título de “missionarias”
Não são cursos sobre missão que fazem uma comunidade missionaria
Chegarão a ser missionários, os movimentos burgueses que estão orientados a defender a Igreja e a sua doutrina moral, com atividades de tipo assistencial, paternalista, dependente do clero?
A visão dos católicos latino americanos e caribenhos, de ser uma maioria religiosa agora ameaçada pelo proselitismo evangélico, será capaz de assumir uma missão que significa testemunho e não reconquista? Diálogo e não apologética, diante das agressões verbais dos não-católicos?
As próprias CEBs têm se movido com um horizonte demasiado utópico, com uma teologia idealista, virtual que imaginava ser realidade seus desejos de transformação da realidade e o surgimento de um sujeito histórico popular militante com pendor ético e natural para a solidariedade. A Igreja dos pobres é um sonho ou uma possibilidade pelo menos a meio prazo? A ótica de opressão e capitalismo tem levado a um pessimismo sobre o mundo presente sem atenção à graça do Espírito, às estruturas de graça que são mais poderosas?
Os movimentos mais acolhidos pela hierarquia, desconheceram a mediação sócio-política-sanitari a-cultural-educativa para buscar só pela fé e prestigio da religião (ministros) as transformações do mundo. Cura divina e imediata dos males físicos e psíquicos. Teologia do sucesso e da recompensa nesta vida. Não aprofundaram a visão teológica da pobreza como irrupção de Deus desde baixo e desde dentro... as vítimas do anti reino são epifania de Deus por excelência.O Espírito Santo é pai dos pobres (sequencia de Pentecostes). A resistência contra a lógia do sistema que divide a humanidade
Mas as CEBs podem ser desconsiderado a corporeidade, o esforço de estar bem com a vida, a vivencia de uma humanidade saúdavel, importância da saúde do corpo, das relações. Há um cansaço da indignação. Poderiam aprender como certas exigências éticas e austeras como deixar de fumar, beber, dons carismáticos, transe, favorecem uma auto estima

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