Na experiência do ministério de Jesus
PRIMEIRA Parte - HOUVE UMA SAIDA (Aos 33 anos, Jesus deixou seu trabalho, sua família, seu povoado de Nazaré) – Acontece o: Ir-se “a”, e não esperar “por”; atravessar espaços diferentes, enfrentar o risco do desconhecido, para provar à prova o “até agora conhecido”.a mencionamos as saídas das Romarias.
As primeiras CEBs nasceram nas periferias, nas fronteiras da paroquia territorial. Hoje estão mais diante do desafio do urbano, e dos espaços ambientais. O contato direto com as necessidades básicas e problemas vitais, foram exigindo novos passos, pequenos projetos e organizações como cooperativas, grupos de produção, cuidados com a saúde... Alguns criados pelas CEBs e depois por elas apoiados. Inicialmente não despertaram reação da sociedade.
# As CEBs inauguram outro modelo histórico, outro método (ver, julgar...) e suscitam outros agentes do meio do povo.
SEGUNDA - Encontrar ALIADOS (João Batista estava batizando em BETABARA) – Dentro e fora da Igreja existe gente com quem se pode caminhar juntos, talvez com passos diferentes, assegurando-se porém de que se busca a mesma meta. Não renunciar à bandeira certa, só porque está em mãos equivocadas (Helder).
TERCEIRA - PROCLAMAÇÃO-SANAÇÃO-ITINERANCIA.
O Reinado de Deus está acontecendo: foi proclamado na sinagoga de Nazaré (Lc 4,16-22); retomado pelo plano alternativo de Cafarnaum. Jesus manifesta a realidade do reinado de Deus em milagres, exorcismos (depois do mal). Nas Bem-aventuranças (para que o mal não aconteça).
QUARTA - CAEM as FRONTEIRAS (SAREPTA-DECAPOLIS) –
Um estrangeiro que pedia pelo seu servo também, também estrangeiro e ausente; a viúva da Fenicia que buscava salvação para sua filha,ausente; os 2 mil demônios que liberam outro “goin” possesso, para que fosse missionário de Jesus... o Reinado estava acontecendo.
QUINTA - O CENTRO DO PODER (Jerusalém). As supremas autoridades do Judaismo e do Poder Romano não tiveram alternativa: ou aceitavam a profecia ou teriam que eliminá-lo.
# Jesus é crucificado, os apóstolos debandam...tudo acabou.
A palavra definitiva, que ninguém esperava, foi pronunciada por Deus. Entrou cidade a dentro, gritada por umas mulheres da Galileia que vinham da periferia:
– A tumba está vazia, Jesus ressuscitou!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário