# CONSTITUÇÃO LUMEN GENTIUM
Aspectos
críticos sobre L.Gentium
1.
La constitución L.G. consta de 69
números, de los cuáles los dos primeros capítulos: I. El misterio de la
Iglesia, II. El Pueblo de Dios son muy bien trabajados y concentrados sobre
pasos nuevos que la comunidad eclesial está decidida a asumir. A partir del
capítulo III, los conservadores tuvieron su revancha y entraron con una visión
de Iglesia que es más del Concilio de Trento… vuelve la visión piramidal: Papa,
bispos, curas, diáconos… laicos
2.
A partir del capítulo III, cambia el
estilo del documento conciliar: se vuelve más difuso, repetitivo sobre el lugar
del Romano Pontífice… cada vez que habla de los obispos o del conjunto
eclesial, vuelve a insistir: “pero con el Papa, con su aprobación, en unión con
el…” y la mencionada nota Explicativa también explicita: el Papa hablando sin
el colegio, y con el colegio… a veces llega a un punto de saturación.
En momentos, algunos capítulos de LG no
parecen ser de una Constitución Dogmática, sino más bien una conferencia
espiritual sobre fidelidad a la tradición medieval y tridentina, aún que no
repita tales nombres. Los textos son más prolijos y el estilo es casi
exhortativo.
PONTOS IMPORTANTES
Ø
A Igreja é um mistério
de comunhão
(primicia e sacramento) com Deus e todo o
gênero humano. Está em analogia com a Trindade, desse modo complementa a imagem
do Corpo de Cristo. O concílio, no que se refere ao mistério da Igreja, passa
da perspectiva cristológica à trinitária. A META DA IGREJA É O REINADO DE DEUS.
Ø
A Igreja não é apresentada como uma “sociedade perfeita” (Berlarmino), mas como comunhão. Ela traduz em visibilidade histórica a manifestação
(proposta) de Deus em Jesus. Toda a
importância da Igreja vem dessa sua conexão com Jesus. A experiência de Jesus e
a identidade dos fieis com Ele é o primeiro constitutivo da comunidade fiel.
Ø
Cristocentrismo. Por primera vez se usa la palabra Iglesia Sacramento
(LG 1). Cristo é sacramento de Deus. Ele
mostra visivelmente como Deus quer ver a humanidade toda. A Igreja é sacramento
de Cristo. Supera-se assim a perspectiva do Concilio de Trento – Igreja,
sociedade perfeita. Ela tem como meta de que o mundo todo seja o Reinado de
Deus.
Ø
A
Igreja local não gera em torno da
chamada Igreja Universal. Não é um distrito administrativo da grande
organização religiosa eclesial, senão uma plena concretização da Igreja)[i].
A Igreja local não
é assim, um fragmento imperfeito da Igreja Universal. É a Igreja universal (que
não é a soma das igrejas particulares) por inteira, acontecendo em um lugar (LG
26).
Ø
O episcopado, juntamente com o
presbitério é um serviço de unidade e
animação. A comunidade é a base primaria e fundamental da comunhão de todos
entre si, com Deus e o mundo. A igreja não é primariamente a hierarquia senão
uma comunidade de fieis que goza da ajuda de
um corpo ministerial.
Ø
A
autoridade do bispo procede de Cristo e não do Papa. O bispo recebe sua consagração e ofício e, de maneira imediata, a
plenitude da missão apostólica.
Ø
O bispo tem uma
vinculação colegial com toda a hierarquia a Igreja. Nessa comunhão a tarefa de Pedro (Papa- “Ministério
Petrino”) se realiza cuidando dos seus
irmãos e sendo o “primeiro entre iguais”.
Ø
O
bispo não é sucessor de um apóstolo
particular (Como o Papa o é de Pedro), mas sim do Colégio Apostólico.
Ø
A Cúria é um organismo executivo do colégio dos bispos, não está acima dele.
Ø Por muito tempo a experiência da fé foi entendida unicamente
como uma relação vertical entre o fiel e Deus. A perspectiva conciliar volta à
tradição eclesial “Solus Christianus. Nullus christianus” (Nada de cristão sozinho).
Ø
La Igreja é, toda ela, santa e pecadora
Ø
A designação de “Maria Mãe da Igreja” , embora dada por Paulo VI, não entrou no capítulo VIII
da L.Gentium, por no ser um tema devocional e não doutrinal
Ø
O capítulo II de LG, coloca como centro da Igreja, não a
hierarquia[iv], senão o
Povo de Deus. E fala, a) da condição
peregrinante da Igreja; b) da continuidade dela com o povo de Israel, c) que Deus
se revela nos acontecimentos históricos, d) do lugar eclesial entre as vítimas
dos ódios, explorações, desprezos, descriminações
Ø
A realidade histórica
de Cristo que é sua condição peregrina, não é um mero meio
para a salvação, mas a forma histórica concreta com que a salvação se
manifesta.
Ø
O mistério de Cristo
nos pobres e orientação à evangelização dos mesmos é a
proclamação do Reino (Lc 4,16-22). No LG 8, sublinha “reconhecer nos pobres e
nos que sofrem a imagem de Cristo pobre e sofredor”.
Ø
O texto da L.G. revela,
no conjunto, a opção por um novo MODELO DE IGREJA
o
De Cristiandad a Igreja
em diáspora
o
De uniforme a
pluralista
o
De Patriarcal a Familia de Iguais
o
Devocional a servidora,
missionaria, bíblica
o
De Hierquia ao Povo de
Deus
o
Desigual a fundamentalmente iguais
o
Eclesiástico – Reinado
o
Santoral –
cristocentria, trinitária
o
Clerical – comunidade
dos fieis
o
Satélite da Igreja
Universal, a Igreja local
o
Apologética, em diálogo
o
Ocidental, católica
o
Grego e latim às
línguas vernáculas
o
Da lei à consciência
o
Do medo, a alegria e
esperança
o
Passiva, esperando
decisões de cima, a creativ, responsável
o
Do castigo, da
misericórdia
o
Do feudal ao
democrático
o
Do rural ao urbano
o
De monarquia
absolutista a colegiado participativo
o
Piramidal, circulas
o
Centralizadora,
descentraliza
+ A Constituição Lumen
Gentium foi aprobada no día 21 de noviembre de 1964. 5 votos contrarios.
o
@
Citada 36 veces en Medellín
Ø [ii] No capítulo III da Lumen Gentium, os conservadores
conseguiram impor a estrutura
hierarquica (Artigo 25) e em concreto o Primado Papal como princípio
hermeneutico. O colegiado, de certo modo, ficou sobrando.
[iii] El sensus fidelium del pueblo
cristiano, en el siglo IV salvó la Iglesia del arianismo, aún cuando la mayoría
de los obispos estaban del lado de esa perspectiva herética.
[iv] La Iglesia no es, en primer
lugar la jerarquía. Es la comunidad de los fieles que es previa a todas
distincciones y servicios. De eso se ve clara la igualdad fundamental de todos
los miembros de la Iglesia, manteniendo la diversidad de servicios (Lo de
Agustin: “con ustedes soy cristiano…)
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