# DOCUMENTO LITURGIA SACROSSANCTUM CONCILIUM
A constituição SACROSSANCTUM CONCILIUM: sobre a liturgia, foi promulgada pelo papa no dia 4 de Dezembro de 1963.
@ Em Medellín está citada 41 vezes.
ELEMENTOS IMPORTANTES
1.A Eucaristia é a celebração do Mistério Pascual, plenitude e fonte do ser e agir da Igreja (SC 10). É o centro da unidade da Igreja com o mistério Trinitário.
2.A celebração da fé e a vida são momentos inseparáveis da celebração Eucarística e de toda a liturgia. A Eucaristia leva viver o que se celebra. Dela vem a força para a evangelização
3.A Igreja é um povo que vive da escuta da Palavra e da Celebração dos Sagrados mistérios. A Eucaristia é o momento culminante da comunidade eclesial.
4.O sujeito principal da liturgia é a comunidade (todo o povo de Deus é sujeito) presidida pelos seus pastores. O único sacerdote é Cristo.
5.A Eucaristia é um direito da comunidade.
6. O pão e o vinho são, antes de tudo, para ser compartilhado e comidos e não só para ser adorados. Não se trata de uma comida “fast food”, - rápida, individual, mas da comunidade que se alimenta de Cristo (seu ideal, sua missão, seu modo de ser).
7.A presença de Cristo na Eucaristia não depende magicamente das palavras “Isto é o meu corpo... o meu sangue...” A Igreja Oriental coloca a consagração nas palavras: “Santificai pelo Espírito Santos estas ofertas...”. É o conjunto da celebração, a anáfora que consagra.
8.Principios afirmados pela Constituição: Papel e competência da Igreja
local para as adaptações às circunstancias locais (Inculturar os símbolos e
orações); exigência de plena participação dos fieis.
9. Tomou-se consciência prática de que a liturgia da
igreja não estava, de modo
algum, reduzida à uniformidade do rito latino e que a diversidade dos ritos não
colocava em risco a sua unidade. Fez também ruir a imagem que reduzia a igreja
católica à igreja latina romana e ruir também a arraigada convicção que por
toda parte se celebrava num único e mesmo rito, o romano, e numa única e
mesma língua, o latim.
10. Novidades: Uso das línguas vernáculas; concelebração; posição do altar e do celebrante; comunhão na mão; comunhão sob as duas espécies; diferentes ritos, não só o latino; desaparece o termo “ante missa”
CRÍTICA:
Ø Demasiado Prudente
Ø Positivo: - la concepción comunitaria de
la Liturgia :”Todo el pueblo de Dios
es sujeto y no solamente los ministros ordenados”
Ø Cambio de la perspectiva sacrificial para
la Pascual (Muerte martirial de Jesús)
Ø Ao
iniciar o debate conciliar pela liturgia, estava colocada, de imediato, a
questão dos ritos. Mais do
que os debates, a celebração diária da eucaristia, presidida muitas vezes por
patriarcas e bispos orientais,
maronitas, Melquitas, Malabares, Coptas, Rutenos, Sírios, Ucraínos e outros
mais, colocou a maioria dos padres conciliares, pela primeira vez, em contato
com a rica diversidade cultural no
campo litúrgico católico.
@ Não foi
citado no documento de Medellín.
Nenhum comentário:
Postar um comentário