segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Vaticano II, Constituição sobre a Liturgia


# DOCUMENTO LITURGIA SACROSSANCTUM CONCILIUM

A constituição SACROSSANCTUM CONCILIUM: sobre a liturgia, foi promulgada pelo papa no dia 4 de Dezembro de 1963.

@ Em Medellín está citada 41 vezes.

ELEMENTOS IMPORTANTES

1.A Eucaristia é a celebração do Mistério Pascual, plenitude e fonte do ser e agir da Igreja (SC 10). É o centro da unidade da Igreja com o mistério Trinitário.

2.A celebração da fé e a vida são momentos inseparáveis da celebração Eucarística e de toda a liturgia.  A Eucaristia leva  viver o que se celebra. Dela vem a força para a evangelização

3.A Igreja é um povo que vive da escuta da Palavra e da Celebração dos Sagrados mistérios. A Eucaristia é o momento culminante da comunidade eclesial.

4.O sujeito principal da liturgia é a comunidade (todo o povo de Deus é sujeito) presidida pelos seus pastores. O único sacerdote é Cristo.

5.A Eucaristia é um direito da comunidade.

6. O pão e o vinho são, antes de tudo, para ser compartilhado e comidos e não só para ser adorados. Não se trata de uma comida “fast food”, - rápida, individual, mas da comunidade que se alimenta de Cristo (seu ideal, sua missão, seu modo de ser).

7.A presença de Cristo na Eucaristia não depende magicamente das palavras “Isto é o meu corpo... o meu sangue...” A Igreja Oriental coloca a consagração nas palavras: “Santificai pelo Espírito Santos estas ofertas...”. É o conjunto da celebração, a anáfora que consagra.

8.Principios afirmados pela Constituição: Papel e competência da Igreja local para as adaptações às circunstancias locais (Inculturar os símbolos e orações); exigência de plena participação dos fieis.

 

9. Tomou-se consciência prática de que a liturgia da igreja não estava, de modo algum, reduzida à uniformidade do rito latino e que a diversidade dos ritos não colocava em risco a sua unidade. Fez também ruir a imagem que reduzia a igreja católica à igreja latina romana e ruir também a arraigada convicção que por toda parte se celebrava num único e mesmo rito, o romano, e numa única e mesma língua, o latim.

10. Novidades: Uso das línguas vernáculas; concelebração; posição do altar e do celebrante; comunhão na mão; comunhão sob as duas espécies; diferentes ritos, não só o latino; desaparece o termo “ante missa”

CRÍTICA:

Ø  Demasiado Prudente

Ø  Positivo: - la concepción comunitaria de la Liturgia :”Todo el pueblo de Dios es sujeto y no solamente los ministros ordenados”

Ø  Cambio de la perspectiva sacrificial para la Pascual (Muerte martirial de Jesús)

Ø  Ao iniciar o debate conciliar pela liturgia, estava colocada, de imediato, a questão dos ritos. Mais do que os debates, a celebração diária da eucaristia, presidida muitas vezes por patriarcas e bispos orientais, maronitas, Melquitas, Malabares, Coptas, Rutenos, Sírios, Ucraínos e outros mais, colocou a maioria dos padres conciliares, pela primeira vez, em contato com a rica diversidade cultural no campo litúrgico católico.

 

 @ Não foi citado no documento de Medellín.

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