sábado, 29 de setembro de 2012

O casamento de Jesus. Fragmento copta


Nos últimos dias os noticiários focalizaram sobre um fragmento de papiro escrito na língua copta (do Egito antigo), escrito, copia de algo que tinha sido escrito no século II. O que fazia alvoroço era uma frase, não terminada:...”Minha esposa... e ela poderá ser minha discípula”.

O que pensar sobre isso?

1.  A primeira questão é se o papiro é autêntico ou falso. E nisto as opiniões se dividem: os especialistas consultados pelo Vaticano declaram: “falso”. Alguns da Universidade de Havard, “autêntico”

2.  No caso que fosse autêntico, que nos perturba? – Que Jesus fosse casado?

- Não perturba o fato de que ele veio do útero de uma jovem judia?

- O processo da geração humana tem em si algo de abominável?

- Quem perdeu a fé por causa disso?

Quando a religião Muzulmana se sentiu ofendida com um filme recente que ridicularizava a Maomé, em muitos países do mundo, os fieis do Islam saíram às ruas e mais de 40 foram mortos.

   3. No caso de ser autêntico, a redação que foi copiada, teria sido escrita pelos Gnósticos (século II), que se separaram da Igreja  e proclamavam que só eles conheciam toda verdade. Por exemplo, que Jesus não morreu na cruz... foi resgatado apesar dos soldados romanos que vigilavam o condenado e finalmente atravessaram seu coração com uma lança... Os discípulos se valeram de um bálsamo secreto e Jesus se recuperou, casou-se com a Madalena  e viveu na Índia, onde finalmente morreu.

  4. Não se pode tirar conclusões a partir de um texto incompleto.

Nos Salmos encontramos: - “Deus não existe” e continua “Diz o ímpio no seu coração!”; No livro do Cântico dos Cânticos... “A alma é a esposa de Deus”, no libro da Sabedoria, esta é considerada a esposa do justo. No Apocalipse, a Igreja é a Esposa do Cordeiro.

- Além do mais  existem também textos que são metáforas, simbólicos: Casar-se com a Igreja não implica uma relação matrimonial sexual.

   5. Em nenhum lugar do Novo Testamento (Evangelhos, Cartas, Ato dos Apóstolos, etc) se menciona explicitamente ou se insinua implicitamente que Jesus estava casado, o que foi afirmado de Pedro. Apesar do Talmute considerar o casamento como lógico para todos os varões, certamente Jeremias, Isaias, Elias, João Batista não eram casados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário