domingo, 18 de novembro de 2012

Leigos Arq. Botucatu,sp

Nós, leigos da Arquidiocese de Botucatu, participantes deste encontro comemorativo pelos 50 anos do Concílio Vaticano II, tendo lido o Pacto das Catacumbas e o Compromisso elaborado por nossos padres e após reflexão em grupos, elaboramos as seguintes considerações:
Sinais dos tempos: os sinais dos tempos em Botucatu são animadores, porém elencamos alguns desafios:
Um dos desafios enfrentados é o relacionamento padre e leigo: alguns padres não valorizam a participar dos leigos e suas iniciativas, comportando-se como ‘donos da paróquia’; neste mesmo sentido, alguns padres não respeitam o trabalho do pároco anterior e, ao chegar à paróquia, mudam toda a caminhada. Queremos uma paróquia mais participativa, com representantes de todas as pastorais e movimentos e também a realização de assembleias paroquiais anuais.
Notamos também que é preciso se dar uma maior atenção à questão formativa, desde o processo de seleção dos candidatos, passando pelo processo formativo até o momento da ordenação, já que padres bem formados podem transformar a comunidade.
Precisamos receber uma maior formação com relação ao Vaticano II, seja em cursos ou mesmo nas homilias. Reconhecemos que é preciso assumir a opção preferencial pelos pobres e também que, antes de tudo, é preciso mudar a nós mesmos, para sermos uma Igreja mais participativa e acolhedora.
Sendo assim, em consonância com nossos padres, apresentamos as seguintes propostas:
1. Maior envolvimento dos presbíteros e a comunidade, possibilitando maior caridade pastoral. Melhorar o acolhimento nas comunidades
2. Maior formação sobre o Vaticano II seja em cursos ou homilias
3. Que as paróquias assumam o PROPAMI como plano de ação pastoral, envolvendo todas as pastorais e movimentos para realmente sermos discípulos e missionários.
4. Realização de Assembleias paroquiais anuais, onde se possam traçar os objetivos, as estratégias de ação e se faça a avaliação da caminhada da comunidade.
5. Formação Bíblica de evangelizadores e catequistas
6. Direcionar melhor as missas para crianças e jovens
7. Enfim, queremos obedecer à ordem de Jesus, “Ide, anuncia o Evangelho”.
Com a intercessão de Santana, nossa padroeira, pedimos a Deus que este compromisso se torne realidade. Botucatu, 20 de outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário